OFICINAS MÁRIO BARBOSA
As Oficinas desempenham um papel crucial no cenário socioeconômico atual, marcado por profundas desigualdades sociais. Suas atividades em período integral visam atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, especialmente considerando a vivência em áreas urbanas afetadas pela violência.
NOSSO PROJETO
A Oficina Mário Barbosa, realiza suas atividades em período integral, entendendo a importância da sua atuação no atual contexto socioeconômico de aprofundamento das desigualdades sociais.
Neste propósito, pretende-se avançar na oferta do Serviço de Convivência para crianças e adolescentes em situação de desigualdade social, levando-se em conta diversos fatores e, em particular, a vivência em territórios urbanos marcados pela violência . Desse modo, justifica-se a importância de promover a prevenção, através da articulação e interlocução entre proteção social e educação, com foco no processo de socialização.
A proteção social e a educação têm como estratégia socioeducativa promover a socialização e o convívio familiar e comunitário, por meio de um espaço acolhedor e estimulando a cooperação, a comunicação, a criação e valorização do outro.
As vivências lúdicas, culturais e esportivas além de estimular o desenvolvimento, torna viável a comunicação das crianças e adolescentes entre si e com os adultos, desenvolvendo e fortalecendo vínculos e potencializando autonomia pela aquisição de novos saberes.
Através do trabalho realizado nas oficinas Mário Barbosa é possível criar e democratizar práticas educacionais que dialoguem com o cotidiano das crianças e sejam constantes, para além do cotidiano escolar e dos muros da escola, efetivando um espaço de acolhimento e convivência.
As Oficinas Mário Barbosa desempenham um papel crucial no cenário socioeconômico atual, marcado por profundas desigualdades sociais. Suas atividades em período integral visam atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, especialmente considerando a vivência em áreas urbanas afetadas pela violência.
Aqui estão alguns motivos pelos quais a oferta do Serviço de Convivência é tão relevante para nossa comunidade:
-
Prevenção e Socialização: Através da articulação entre proteção social e educação, a Oficina Mário Barbosa promove a prevenção, focando no processo de socialização. Isso cria um ambiente acolhedor que estimula a cooperação, comunicação e valorização do próximo.
-
Desenvolvimento Integral: As atividades lúdicas, culturais e esportivas oferecidas pela oficina não apenas estimulam o desenvolvimento, mas também facilitam a comunicação entre crianças, adolescentes e adultos. Essa interação fortalece vínculos e promove autonomia por meio da aquisição de novos conhecimentos.
-
Além dos Muros da Escola: Nosso trabalho vai além do ambiente escolar, democratizando práticas educacionais que dialogam com o cotidiano das crianças. Isso cria um espaço de acolhimento e convivência, contribuindo para um desenvolvimento mais amplo e significativo.
Em resumo, a Oficina Mário Barbosa desempenha um papel vital ao oferecer oportunidades de crescimento, aprendizado e convivência para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Seu trabalho contribui para um mundo mais solidário e inclusivo.
SEMEANDO O FUTURO
Público-alvo: Crianças, adolescentes de 6 a 12 anos
Capacidade de atendimento: 100 crianças/adolescentes
Funcionamento: Segunda à Sexta em dois turnos, manhã das 08h às 11h30 e tarde das 13h30 às 17h.
A proposta da Instituição no contraturno é colaborar para o desenvolvimento do processo socioeducativo de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social.
Ofertar as crianças e adolescentes no período do contraturno escolar atividades direcionadas à educação e ao desenvolvimento infanto/juvenil de forma lúdica, criativa e propositiva.
Realizar atividades com diferentes faixas etária proporcionando trocas de experiências fortalecendo o respeito, solidariedade e o desenvolvimento de novas sociabilidades.
Estimular o exercício da cidadania e a participação das crianças e adolescentes na vida escolar e comunitária.
INFORMÁTICA
Público-alvo: Crianças, adolescentes de 6 a 16 anos
Capacidade de atendimento: 100 crianças/adolescentes
Funcionamento: Terça em dois turnos, manhã e tarde.
O curso básico de informática tem como objetivo qualificar os alunos para o uso básico de computadores e internet, considerando a formação técnica, humana e empreendedora como princípios norteadores para o aprimoramento profissional e educacional.
-
Desenvolvimento de habilidades: A informática proporciona o desenvolvimento de habilidades motoras, vocabulário, escrita e raciocínio lógico. As crianças aprendem a lidar com informações de forma rápida e precisa.
-
Preparação para o futuro: Vivemos em uma sociedade digital, e o conhecimento em tecnologia é fundamental para qualquer atividade no mercado de trabalho. Quanto mais cedo as crianças tiverem contato com a informática, mais preparadas estarão para o futuro.
-
Geração digital: As crianças de hoje já nascem imersas em tecnologia. Elas têm fácil acesso à internet e utilizam produtos tecnológicos de forma intuitiva. Prepará-las para usar esses recursos de forma inteligente e segura é essencial.
-
Inclusão e habilidades sociais: A informática também atua como forma de inclusão. Manter as crianças atualizadas e conectadas proporciona ferramentas para que se sintam parte de algo, desenvolvendo habilidades sociais e autoestima.
-
Mercado de trabalho: O conhecimento em tecnologia não é mais uma área específica, mas sim fundamental para qualquer profissão. Quanto mais cedo as crianças tiverem contato com as tecnologias, mais oportunidades terão de desenvolver áreas de interesse profissional.
JUDÔ
Público-alvo: Crianças, adolescentes de 6 a 17 anos
Capacidade de atendimento: 100 crianças/adolescentes
Funcionamento: Segunda e Quarta em dois turnos, manhã e tarde.
O judô é uma arte marcial que oferece inúmeros benefícios para o desenvolvimento das crianças. Vamos explorar sua importância:
-
Desenvolvimento físico: O judô trabalha aspectos como força, agilidade, velocidade, resistência, equilíbrio e flexibilidade. Além disso, ajuda no ganho de massa magra e melhora a coordenação motora.
-
Desenvolvimento intelectual: O judô ensina disciplina, paciência, autocontrole e respeito ao próximo. Os alunos aprendem a lidar com vitórias e derrotas de forma saudável.
-
Socialização e respeito: No judô, não existem inimigos, apenas adversários. Antes e depois das lutas, os alunos se cumprimentam, demonstrando respeito mútuo.
-
Aprendizado cultural: Os praticantes também aprendem algumas palavras em japonês, como forma de respeito e tradição.
CAPOEIRA
Público-alvo: Crianças, adolescentes de 6 a 17 anos
Capacidade de atendimento: 100 crianças/adolescentes
Funcionamento: Sexta em dois turnos, manhã e tarde.
A capoeira é uma atividade que oferece inúmeros benefícios para o desenvolvimento das crianças. Vamos explorar sua importância:
Desenvolvimento físico: A capoeira trabalha aspectos como força, agilidade, velocidade, flexibilidade, resistência muscular e equilíbrio. Além disso, estimula a coordenação motora e o ritmo.
Desenvolvimento mental: A capoeira também ajuda as crianças a exercitarem a mente. Ao estimular a percepção, trabalha habilidades de interpretação e organização das informações. Isso é fundamental nessa fase em que a criança está construindo conhecimento sobre si mesma e o mundo ao redor.
Socialização e respeito: Na capoeira, não existem inimigos, apenas adversários. As crianças aprendem a se cumprimentar antes e depois das lutas, demonstrando respeito mútuo.
Criatividade e autoestima: Através das brincadeiras presentes no ensino da capoeira, favorece-se a criatividade, a autoestima e a administração do tempo e espaço dentro de um movimento.
Aspectos psicológicos: A capoeira desperta e estimula atenção, criatividade, autocontrole, cooperação, disciplina e respeito. Além disso, não gera frustração com relação à competição, pois o objetivo é sempre a autossuperação.
RESENHA SOCIOCULTURAL
Público-alvo: Adolescentes e adultos de 12 a 24 anos
Capacidade de atendimento: 30 adolescentes/adultos
Funcionamento: Quarta às 19h
Finalidade do projeto é promover por meio das rodas de conversas a escuta ativa e qualificada dos jovens, levando a reflexão sobre o autoconhecimento e a consciência social. O diálogo tem que ser crescente com a comunidade e esses projetos promovem essa integração
A Resenha consiste em um método de participação coletiva de debate acerca de determinada temática em que é possível dialogar com os sujeitos, que se expressam e escutam seus pares e a si mesmos por meio do exercício reflexivo.
Mensalmente os jovens participam de passeios culturais pela cidade do Rio de Janeiro e Niterói.
-
Oportunizar que os jovens vivenciem outros espaços;
-
Enriquecer e ampliar o repertório cultural;
-
Elevar a autoestima;
ESCOLA DE MÚSICA E CIDADANIA
Público-alvo: Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos
Capacidade de atendimento: 30 adolescentes/adultos
A agência do bem, é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve entre outros o projeto da EMC na qual centenas de crianças e jovens aprendem a tocar instrumentos musicais, gratuitamente, e podem levá-los para casa para seguir estudando, aprendem teoria musical, a como ler uma partitura, e ainda tem aulas de cidadania, onde brincam, jogam, criam e refletem sobre temas da vida em sociedade, direitos e deveres, de forma lúdica e divertida. Durante todo percurso do aprendizado aqueles alunos mais talentosos formam uma orquestra, que toca, canta e encanta as plateias por onde quer que se apresente.
-
Incentivar a transformação humana por meio da inclusão social usando a arte como ferramenta;
-
Refinar a gestão de tempo e habilidades organizacionais;
-
Desenvolver a competência de: Trabalho em Equipe;
-
Ensinar perseverança;
-
Melhorar a coordenação motora;
-
Melhorar habilidade matemática;
-
Aumentar sua responsabilidade;
-
Aprender sobre a história cultural;
-
Aguçar a concentração;
-
Promover a autoexpressão e aliviar o stress;
-
Criar um sentimento de conquista;
-
Promover habilidades sociais;
-
Aumentar as habilidades de escutar;
-
Elevar as habilidades de desempenho e reduzir o medo de apresentações
-
Promover a felicidade e sentimento de bem-estar a si e em terceiros;
GASTRONOMIA
Público-alvo: Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos
Capacidade de atendimento: 100 adolescentes/adultos
O curso de gastronomia sustentável para crianças é uma iniciativa valiosa que combina o prazer de cozinhar com a consciência ambiental.
São trabalhados:
-
Alimentação saudável: O curso incentiva as crianças a consumirem alimentos saudáveis, ensinando-as a fazer escolhas conscientes e nutritivas.
-
Experiência sensorial: As atividades práticas envolvem os sentidos, permitindo que as crianças explorem texturas, sabores e aromas dos alimentos.
-
Aproveitamento integral dos alimentos: Ensina-se a utilizar todas as partes dos alimentos, evitando o desperdício. Isso contribui para a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental.
-
Preparação de receitas: As crianças aprendem a preparar refeições simples e saborosas, desenvolvendo habilidades culinárias desde cedo.
-
Atitudes positivas: O curso promove atitudes positivas em relação aos alimentos, incentivando a curiosidade, a criatividade e o prazer de cozinhar.
-
Sociabilidade e cooperação: As atividades em grupo favorecem a sociabilidade e a integração entre as crianças.
-
Autoestima: Ao aprenderem a cozinhar e a cuidar do meio ambiente, as crianças desenvolvem autoconfiança e senso de responsabilidade.